ABERTURA (APERTURE)
Fenda na parte emissora de um sistema laser pelo qual a radiação ou o pulso laser passa.
ABSORÇÃO (ABSORPTION)
Armazenamento de energia eletromagnética e posterior liberação em um comprimento de onda diferente; um dos três processos principais que energia eletromagnética sofre na atmosfera terrestre (reflexão e refração).
ACURÁCIA
Neologismo do inglês Accuracy. O melhor termo seria Exatidão, ou seja, a noção de proximidade de uma medida ao valor verdadeiro ou de referência para uma determinada variável.
ALS
Acrônimo para Airborne LASER Scanner ou Escaner LASER Aerotransportado.
ALTM
Acrônimo para Airborne LASER Terrain Mapping ou Mapeamento do Terreno por LASER Aerotransportado.
AMPLITUDE (AMPLITUDE)
Valor máximo da onda eletromagnética medido da sua metade para o seu extremo; altura da onda.
ANGSTROM
Unidade de medida de comprimento de onda igual a 10-10 metro, 10-1 nanômetro ou 10-4 micrometro, pouco utilizada e não reconhecida pelo Sistema Internacional (SI) de unidade.
ÂNGULO DE ABERTURA OU VARREDURA
Metade do ângulo da varredura completa do equipamento LiDAR. O ângulo de abertura é determinado em função do tipo de superfície (urbano, vegetação, terreno limpo) e pela altura de voo para evitar falta de retorno, sombreamento e erros acumulados nas bordas da faixa.
ÂNGULO DE INCIDÊNCIA (INCIDENCE ANGLE)
Ângulo formado por um raio de luz que incide sobre um objeto ou superfície e a perpendicular (Normal) sobre este objeto ou superfície.
ARTEFATOS (ARTIFACT)
Uma observação, efeito ou resultado impreciso, especialmente um resultante da tecnologia utilizada na investigação cientifica ou de erro experimental. Em modelos de elevação de terreno, artefatos são vestígios de superfície detectáveis de edifícios, árvores, torres, postes ou outros. Anomalias artificiais detectáveis que são introduzidas em um modelo de superfície por técnicas de processamento.
ATENUAÇÃO (ATTENUATION)
Processo pelo qual a energia diminui em função do afastamento desta fonte; diminuição da energia ao atravessar um meio que o absorve ou refrata.
ATITUDE (ATTITUDE)
Orientação angular da referência ou da plataforma na qual um sensor é posicionado em relação a um sistema de coordenadas externo. A atitude é a orientação angular de um sensor (roll, pitch, yaw) em relação a algum sistema de referência externa.
BORESIGHT
Calibração de um sistema LiDAR equipado com uma unidade de medição inercial (IMU) e sistema de posicionamento global (GPS) para determinar ou estabelecer a posição do instrumento (x, y, z) com relação à antena GPS, e orientação (roll, pitch, heading) do equipamento com relação à direção e nível de voo.
BREAKLINE
Uma feição linear altimétrica que descreve uma alteração na suavidade ou continuidade de uma superfície.
BURACO (VAZIO, SEM RETORNO)
Em LiDAR, significa um vazio na cobertura da nuvem de pontos, causada por ausência de reflexão do pulso LASER, processamento com falha, obstrução do pulso LASER, ou planejamento inadequado para cobertura. Qualquer área maior ou igual a (4 x espaçamento nominal dos pontos)^2, medido sobre a nuvem de pontos do primeiro retorno, é considerado um buraco..
CALIBRAÇÃO
O processo de identificação e correção de erros sistemáticos em hardware, software ou dados. Determinar os erros sistemáticos em um dispositivo de medição e comparar as suas medições com as marcações ou medições de um dispositivo que é considerado correto.
CHECK POINT (Ponto de Verificação)
Um ponto pesquisado usado para estimar a precisão posicional de um conjunto de dados geoespaciais em relação a uma fonte independente de maior precisão. Pontos de verificação são independentes e nunca podem ser usados como pontos de controle no mesmo projeto.
CLASSIFICAÇÃO (em LiDAR)
A classificação da nuvem de pontos do LiDAR de acordo com um esquema de classes para identificar o tipo de alvo a partir do qual cada pulso LASER é refletido. O processo permite a diferenciação entre pontos do terreno, água, ruído, vegetação, edifícios, outras características artificiais e objetos de interesse.
COLIMAÇÃO (COLLIMATION)
Capacidade do pulso LASER não dispersar significativamente com a distância (baixa divergência); processo pelo qual raios divergentes (branco ou luz natural) são convertidos em raios paralelos (luz concentrada).
COMPRIMENTO DE ONDA (WAVELENGHT)
A distância que uma onda eletromagnética que se propaga pelo tempo leva para oscilar por um ciclo completo. Comprimentos de onda de luz ao medidos e nanômetros (nm) ou micrômetros (mícron).
CRISTAL (CRYSTAL)
Um elemento sólido com uma ordem regular de átomos. Safira (LASER de rubi) e YAG (LASER de ND:YAG) são dois materiais cristalinos usados como fontes de LASER.
DEFLETOR (BEAM BENDER)
Dispositivo óptico, como um espelho, capaz de mudar a direção de um feixe de LASER; Usado para dirigir o feixe em sistemas de LASER compactos cujo desvio do feixe é necessário.
DENSIDADE (DENSITY)
Quantidade de energia radiante concentrada em uma superfície.
DENSIDADE NOMINAL DE PONTOS (NPD – Nominal Point Density)
Uma medida simples da densidade de um conjunto de dados LiDAR; A densidade nominal de pontos é o número médio de pulsos que ocorrem em uma unidade de área especificada. A densidade é tipicamente expressa como pontos por m2 (pts/m2). Este valor é previsto no planejamento do voo e calculado empiricamente a partir dos dados coletados, usando apenas os pontos de primeiro retorno (ou último) como substitutos para pulsos.
DESVIO PADRÃO
Uma medida de dispersão de uma amostra de erros em torno do erro médio. É uma medida de precisão, em vez de acurácia; o desvio padrão não considera erros sistemáticos não corrigidos.
DETETOR (DETECTOR)
Um elemento eletro-ótico que converte energia luminosa em energia elétrica. Os detectores permitem quantificar a intensidade de luz e sensibilizar-se com luz fora da região visível do espectro eletromagnético.
DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL (em LiDAR)
Significa a regularidade ou consistência da densidade de pontos dentro da nuvem de pontos. A distribuição espacial ideal teórica para dados LiDAR é uma estrutura regular perfeita de pontos com espaçamento igual nos eixos x e y. Vários fatores impedem que este ideal seja alcançado, incluindo: aspecto construtivo do equipamento LiDAR (por exemplo, espelhos oscilantes), planejamento do voo (diferença entre o espaçamento entre os pulsos e a faixa transversal), variações de velocidade da aeronave e variações de atitude no voo (roll, pitch e yaw).
DIVERGÊNCIA (BEAM DIVERGENCE)
Tendência de um feixe LASER de expandir-se em diâmetro a medida que se afasta da fonte, medida em miliradianos (mrad).
EMISSÃO (EMISSION)
Ato de emitir energia radiante por um átomo ou molécula.
ENERGIA (ENERGY)
Quantidade de poder radiante emitido pelo LASER; Expressa a potência de um LASER de pulso e é geralmente medida em Joules (J). O produto da energia (watts) e duração (segundos). Um segundo de watt = um Joule.
ERRO MÉDIO QUADRÁTICO – EMQ (ROOT MEAN SQUARE ERROR – RMSE)
Representa a raiz quadrada da média do conjunto de diferenças quadradas entre valores de coordenadas de conjunto de dados e valores de uma fonte independente de maior precisão para os pontos idênticos. O EMQ é utilizado para estimar a exatidão absoluta da coordenadas horizontais e verticais quando os valores padrão são conhecidos como de maior precisão do que os dados que estão sendo testados. A fonte independente de maior precisão deve ser pelo menos três vezes mais precisa que o conjunto de dados que está sendo testado.
ESPAÇAMENTO NOMINAL DE PULSO (NPS – Nominal Pulse Spacing)
Uma medida simples em conjunto de dados LiDAR que expressa a distância média entre os pontos da nuvem, tipicamente expresso em metros e mais simplesmente calculado como a raiz quadrada da área média por pontos de primeiro retorno.
ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO (ELETROMAGNETIC SPECTRUM)
Gama de frequências e comprimentos de onda emitida por sistemas atômicos. O espectro total inclui ondas de rádio como também raios cósmicos pequenos.
ESPOSIÇÃO (EXPOSURE)
Medida da Energia radiante total incidente em uma superfície; exposição radiante.
FEIXE (BEAM)
Conjunto de raios luminosos que podem ser paralelos, convergentes ou divergentes. Conjunto de pulsos LASER de um LiDAR.
FOTODIODO DE AVALANCHE (AVALANCHE PHOTO DIODE)
Fotodiodo que apresenta amplificação interna de fótons por multiplicação de portadores na região de junção; diodo que pode produzir um sinal elétrico proporcional para à incidência de luz sobre ele.
FÓTON (PHOTON)
Quantum de radiação eletromagnética; partícula de luz.
FREQUÊNCIA (FREQUENCY)
Número de ondas de luz que passam uma unidade fixa de tempo; número de vibrações completas naquele período de tempo.
FREQUÊNCIA DE OPERAÇÃO
Número de pulsos LASER efetivos do equipamento LASER em função da altura de voo e da quantidade pulsos no ara que são identificados pelo equipamento. Medido em KHz ou MHz.
FREQUÊNCIA DE VARREDURA
A frequência de oscilação dos pulsos LASER entre as laterais de uma faixa medida em Hz.
FREQUÊNCIA NOMINAL
Número de pulsos LASER por segundo de um equipamento LASER conforme especificação do fabricante. Medido em KHz ou MHz.
HERTZ
Unidade Internacional (Hz) que representa ciclos por segundo.
ÍNDICE DE REFRAÇÃO (REFRACTION INDEX)
Relação da velocidade de luz no vácuo com a velocidade da luz em um material.
INFRAVERMELHO (INFRARED)
Comprimentos de onda maiores que 700nm e menores de 1nm. A radiação infravermelha não é visível, mas seu calor é sensível.
INTENSIDADE (INTENSITY)
Para instrumentos LiDAR Pulsado, a intensidade é a amplitude registrada do pulso LASER refletido no momento em que o reflexo é captado como um retorno pelo equipamento LiDAR. Os valores de intensidade podem ser afetados por muitos fatores, como o ajuste instantâneo do controle automático de ganho e ângulo de incidência do pulso.
LARGURA (SWATH)
Os dados resultantes de uma única linha de LASER da nuvem de pontos no sentido transversal à linha de voo. Expressa a largura coberta no terreno pela linha de voo.
LAS (LASer File Format)
Um formato público para o intercâmbio de dados da nuvem de pontos 3D entre usuários de dados. A extensão é .las.
LASER
Acrônimo para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation ( Amplificação de Luz por Emissão Estimulada de Radiação). A luz LASER é direcional, cobre uma estreita de comprimentos de onda e é mais coerente que luz comum; Um dispositivo LASER é geralmente um tubo cilíndrico que tem espelhos no interior ou nos extremos e está repleto por material como cristal, vidro, líquido ou gás. Estes materiais têm átomos, íons ou moléculas capazes de serem excitadas por luz ou por descarga elétrica até atingir um estado de carga máxima de energia. A descarga desta energia é conseguida pela emissão de fótons que formam um feixe de luz paralelo chamado LASER.
LASER DE ND:YAG
Um LASER de estado sólido de Neodímio: Itrio, Alumínio e Garnet excitado por um flash de luz.
LASER DE ONDA CONTÍNUA (Waveform)
Um feixe LASER que é produzido continuamente em lugar de uma série de pulsações.
LiDAR
Acrônimo de Light Detection and Ranging. É uma tecnologia de sensor remoto óptico que mede propriedades de luz refletida ou absorvida para obter a distância ou outra informação de um objeto ou superfície. O método mais empregado para determinar distância a um objeto ou superfície é usar pulsos de LASER. Semelhante à tecnologia de Radar que usa ondas de rádio em vez de luz, a distância até um objeto é determinada medindo o intervalo de tempo entre emissão de um pulso e retorno do sinal refletido. A tecnologia LIDAR tem aplicação em geologia, geotecnia, sismologia, sensoriamento remoto, mapeamento e física da atmosfera. Uma aplicação específica para LIDAR é o ALS (Airborne Laser scanning) ou Altimetria a LASER. A sigla LADAR (Laser Detection and Ranging) é mais usada em contexto militar.
LiDAR PULSADO (LiDAR DE MODO LINEAR ou LiDAR DISCRETO)
Sistema LiDAR em que picos relevantes de energia na forma de onda do pulso LASER são capturados e armazenados. Cada pico representa um retorno de um alvo diferente, discernível na vertical ou nos domínios horizontais. A maioria dos sistemas LiDAR modernos é capaz de capturar múltiplos e distintos retornos de cada pulso emitido do LASER. Ver Waveform LiDAR.
LUZ VISÍVEL (VISIBLE LIGHT)
Radiação eletromagnética visível ao olho humano de comprimentos de onda de 400 (azul) – 700 nm (vermelho); O termo também é aplicado a radiação eletromagnética com propriedades semelhante para a luz visível, inclusive a radiação próxima do infravermelho invisível.
METADADOS (METADATA)
Qualquer informação que seja descritiva ou de suporte de um conjunto de dados geoespacial, incluindo metadados estruturados e formatados formalmente (por exemplo, eXtensible Markup Language [XML).
MODELO DA ALTURA DO DOSSEL (Canopy Height Model – CHM)
Um modelo da altura do dossel é a representação da diferença entre a superfície superior do dossel e a topografia do terreno. Derivado da classificação da nuvem de pontos LiDAR para separar os pontos de terreno e copa das árvores.
MODELO DE DIGITAL DE ELEVAÇÃO (MDE)
Um acrônimo que corresponde a um modelo digital de dados que representa as altitudes da superfície topográfica agregada às elevações dos elementos geográficos existentes nesta superfície, como cobertura vegetal e edificações.
MODELO DE DIGITAL DE TERRENO (MDT)
Um acrônimo que corresponde a um modelo digital de dados que representa as altitudes da superfície topográfica sem os elementos geográficos existentes nela, como cobertura vegetal e edificações.
NUVEM DE PONTOS
Um dos tipos fundamentais de dados geoespaciais, uma nuvem de pontos é um grande conjunto de pontos tridimensionais, comumente originado em um levantamento LiDAR.
OFFSET
Um vetor de posição relativa de um sensor em relação a outro em um sistema de georreferenciamento direto. Por exemplo, o offset de um sensor LiDAR é a distância entre o centro inercial do IMU e o centro da fase da antena do GPS, cada um com respeito ao centro do local de saída do pulso LASER no equipamento.
ONDA ELETROMAGNÉTICA (ELETROMAGNETIC WAVE)
Uma perturbação que se propaga de uma carga elétrica que oscila ou é acelerada. Inclui ondas de rádio; raios X; raios Gama; e luz Infravermelha, Ultravioleta, e visível.
PERFILAMENTO A LASER
Variante em português do termo internacional ALS – Airborne Laser Scanning (tradução literal – Escaner LASER Aerotransportado) que identifica uma aplicação especial de sensores LIDAR Aerotransportados com a finalidade de obtenção de modelagem de terreno para mapeamento.
PONTO DE CONTROLE
Um ponto usado para ajustar geometricamente um conjunto de dados com a intenção de estabelecer sua precisão posicional em relação ao mundo real. Pontos de controle são independentes e nunca podem ser usados como pontos de verificação no mesmo projeto.
PÓS-PROCESSAMENTO (em LiDAR)
O pós-processamento refere-se às etapas de processamento aplicadas aos dados LASER já pré-processados, incluindo a classificação de pontos, extração de feições (por exemplo, edifcações, hidrografia), a articulação em arquivos ou plantas cartográficas e a geração de produtos derivados como modelos digitais ou hipsometria.
PRECISÃO
Grau de variação que surge de um conjunto de medições realizadas. Quanto mais precisa uma medição, menor será a variabilidade entre os valores obtidos.
PRÉ-PROCESSAMENTO (em LiDAR)
O pré-processamento se refere às etapas usadas para tratamento dos dados de um levantamento LiDAR que envolvem processamento dos dados GPS diferencial, processamento dos dados da IMU, processamento dos dados brutos do LASER, incluindo a geração de informações de trajetória, calibração do conjunto de dados e transformação dos dados LASER para referencial geodésico especificado.
PRIMEIRO RETORNO
A primeira parte mensurável de um pulso LASER de retorno.
PRÓXIMO INFRAVERMELHO (NEAR INFRARED)
Parte do espectro infravermelho perto do espectro visível, tipicamente 700nm para 1500nm ou 2000nm.
PULSO (PULSE)
Energia de uma única emissão de um LASER programado para o comportamento pulsado em lugar de operação contínua.
QUALIDADE DO PULSO (BEAM QUALITY)
Relação entre o diâmetro real de um ponto LASER e o diâmetro ideal de um ponto LASER que seria obtido em um pulso teoricamente perfeito. Equivalente à relação do ângulo de divergência do pulso e um pulso ideal que tem o mesmo diâmetro. A qualidade do pulso é expressa por m² ou K (1/m²).
RAIOS (RAYS)
Linhas retas que representam o caminho da luz.
RECEPTOR (RECEIVER)
Dispositivo que detecta um sinal ótico e converte o mesmo em uma forma elétrica utilizável em outros dispositivos.
REFLEXÃO (REFLECTION)
Retorno de energia radiante (luz incidente) em uma superfície, sem mudança do comprimento de onda.
REFLEXÃO DIFUSA (DIFFUSE REFLECTION)
Ocorre quando partes diferentes de um feixe incidente em uma superfície são refletidas em várias direções conforme a Lei de Lambert. A intensidade diminui com o inverso do quadrado da distância até a superfície e também obedece a Lei de cosseno de reflexão.
REFRAÇÃO (REFRACTION)
Mudança de direção de propagação de qualquer onda, como uma onda eletromagnética, quando passa de um meio a outro no qual a velocidade de onda é diferente.
RESOLUÇÃO
A menor unidade que um sensor pode detectar ou a menor unidade que um MDE retrata.
RETORNO DO PULSO
Energia correspondente à reflexão do pulso LASER em superfícies encontradas abaixo do sensor e recebida pelo equipamento LiDAR.
RUÍDO (NOISE)
Correntes não desejadas, secundárias ou voltagens em um sistema elétrico. No caso do LiDAR corresponde a pontos indesejáveis na nuvem de pontos, normalmente não conforme com os pontos vizinhos ou não representativos da nuvem de pontos.
SOBREPOSIÇÃO ou SUPERPOSIÇÃO
Qualquer parte de uma faixa que também é coberta por qualquer parte de qualquer outra faixa.
TRANSMISSÃO (TRANSMISSION)
Em ótica, a passagem de energia radiante (luz) por um meio.
TIN (TRIANGULATED IRREGULAR NETWORK)
Uma estrutura de dados vetoriais que divide o espaço geográfico em triângulos contíguos, não sobrepostos. Em LiDAR, os vértices de cada triângulo são pontos LASER com valores x, y e z. Na maioria das aplicações geográficas, os TINs são baseados em algoritmos de triangulação de Delaunay, nos quais nenhum ponto em qualquer triângulo está dentro da circunferência de qualquer outro triângulo.
ÚLTIMO RETORNO
A última parte mensurável importante de um pulso de retorno.
UNIDADE DE MEDIÇÃO INERCIAL (IMU – INERTIAL MEASUREMENT UNIT)
Monitora as acelerações angulares (usando acelerômetro) e rotações (usando giroscópios) da aeronave (sensor) em relação a três eixos primários: x (roll); y (pitch); e z (yaw). A integração destas medições com o tempo permite a orientação precisa da plataforma do sensor para cada incremento de tempo. As medições de orientação normalmente são registradas em taxas de 50Hz-800 Hz.
WAVEFORM LIDAR
Um tipo de levantamento LiDAR em que a reflexão do pulso LASER é totalmente digitalizado, capturado e armazenado. Uma nuvem de pontos de retorno discretos pode ser extraída dos dados da forma de onda durante o pós-processamento.