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1991 – O equipamento Airborne Oceanographic LiDAR (AOL) faz o primeiro voo na Groenlândia. Posteriormente, este equipamento é aperfeiçoado e é chamado de Airborne Topographic Mapper (ATM), algo como Mapeador Topográfico Aerotransportado.
1992 – Detectores de Geiger-mode, baseados na pesquisa do cientista do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Richard Marino, são usados em um experimento paralelo durante o teste do foguete Firebird 1B da Firepond Optical Research Facility do Lincoln Laboratory Millstone em
Westford, Massachusetts – EUA.
1993 – A empresa Optech Inc. desenvolveu o equipamento ALTM 1020 (Airborne LASER Terrain Mapper) que foi vendido para a TopScan, uma empresa alemã. O designativo 1020 correspondia a um equipamento que operava a uma altura de 1.000 m com uma frequência de 5 kHz. Foi um precursor do uso de GPS diferencial para registro da posição do equipamento em pós-processamento.
1993 – O Centro de Pesquisa de Defesa Sueco (FOA) trabalhou com a Optech Inc. para desenvolver o sistema FLASH aerotransportado para avaliar a detecção de objetos e desempenho da tecnologia de LiDAR batimétrico. O sucesso deste programa levou ao desenvolvimento de dois sistemas idênticos HawkEye pela Optech Inc. e Saab Instruments AB (agora Saab Dynamics AB). Eles foram projetados para operação em helicópteros Boeing Vertol e Bell 212.
1993 – O LiDAR topo-batimétrico SHOALS (um acrônimo para SHOre Airbone LASER Scanner), desenvolvido pela canadense Optech Inc., revoluciona o mapeamento topo-batimétrico das áreas costeiras. O equipamento foi utilizado pelos engenheiros do Exército dos EUA de um grupo chamado Joint Airborne LiDAR Bathymetry Technical Center of Expertise (JALBTCX). Usou dois LASERs pulsados com frequência de operação de 200 Hz, operando nos comprimentos de onda infravermelho (1064 nm) e verde (532 nm), respectivamente, frequências escolhidas para otimizar a detecção de terreno e penetração de água.
1993 – O engenheiro e empresário Ben Kacyra e a esposa Barbara fundaram a Cyra Technologies.
1993 – A empresa sueca Saab Combitech (uma empresa no grupo aeroespacial Saab), em combinação com a Osterman Helicopters, formou a empresa Saab Survey Systems e desenvolveu um equipamento LASER Topográfico Aerotransportado chamado de TopEye Mk I. O equipamento operava com frequência de 8 kHz em combinação com espelhos oscilantes duplos, produzindo um padrão em forma de Z nas medições do terreno.
1994 – O Exército dos EUA contratou a Optech Inc. para desenvolver um sistema LiDAR Batimétrico denominado SHOALS-200, entregue em 1994. Originalmente, este equipamento era utilizado em um helicóptero Bell 212.
1995 – Após um desenvolvimento de dois anos, o escâner a LASER FLI-MAP (Fast LASER Imaging Mobile Airborne Platform) da empresa Fugro (por meio de subsidiárias americana e holandesa) com o denominativo FLI-MAP I foi o primeiro sistema comercial da empresa. O equipamento operava com um semicondutor LASER Classe I com comprimento de onda de 900 nm e frequência de operação de 8 kHz. A altitude máxima de operação do sistema era de 200 m.
1996 – A empresa RIEGL desenvolveu o equipamento LMS-Q140 com uma frequência de 10 kHz como sendo o primeiro LASER Aerotransportado para mapeamento de corredores da empresa.
1996 – O Shuttle LASER Altimeter (SLA) da NASA equipa a Space Shuttle Endeavour em 1996 e a Discovery em 1997. Este equipamento foi o precursor do chamado LiDAR FWD (Full Waveform).
1996 – O equipamento Falcon I, pertencente à empresa alemã TopoSys – fundada em 1995, quando absorveu a tecnologia LASER da empresa aeroespacial Dornier tornou-se operacional e foi usado para fornecer serviços de perfilamento a LASER aéreo na Europa Central. Sua tecnologia operacional envolvia duas matrizes lineares de fibra óptica (receptor e emissor) com um LASER de érbio com comprimento de onda de 1540 nm e frequência de operação de 83 kHz.
1998 – A empresa Optech Inc. apresentou o equipamento ALTM 1210. O equipamento operava a uma altura de 1.200 m com uma frequência de 10 kHz.
1998 – A Cyra Technologies apresenta o LiDAR terrestre Cyrax 2400, o primeiro escaner 3D montado em um tripé. Ele vem acompanhado do Cyclone, o primeiro software integrado para tratamento de nuvem de pontos.
1998 – Dr. RIEGL e Dr. Ullrich, diretor técnico da RIEGL, apresentavam o equipamento de LiDAR Terrestre ou escâner 3D LMS-Z210 para aplicações em topografia e para a indústria.
1998 – A empresa Azimuth de Massachusetts-EUA era especializada medidores LASER que eram usados em sistema proprietários. A Azimuth desenvolveu um sistema LASER aerotransportado com a marca AeroScan com frequência de operação de 15 a 25 kHz. Após a aquisição da empresa pela Leica Geosystems em 2001, este sistema foi renomeado e vendido como o ALS40 (Airborne LASER Scanner).
1998 – A empresa canadense Optech Inc. modificou sistema de LiDAR batimétrico SHOALS, permitindo o lançamento de um novo LiDAR batimétrico que duplicou a frequência para 400 Hz – daí o nome SHOALS-400. O padrão de varredura era determinado pelos LASERs apontados para a frente em um ângulo de 20° em relação à vertical, produzindo um arco de pontos na frente da aeronave.
1999 – A empresa Optech Inc. colocou no mercado o equipamento ALTM 1225 DC acoplado a uma câmara digital. O equipamento operava a uma altura de 1.200 m com uma frequência de 25 kHz.
1999 – A empresa Osterman Helicopters comprou a participação acionária da parceria com a Saab Combitech (formou a empresa Saab Survey Systems) e renomeou a empresa para TopEye AB.
1999 – A empresa TopoSys lança o Falcon II com aperfeiçoamentos que incluem o uso de um espelho rotativo no sistema o que resultou em um padrão de pontos no terreno em forma de cobra (snake).