Anos 60 | Anos 70 | Anos 80 | Anos 90 | Anos 2000 | Anos 2005 | Anos 2010 | Anos 2015 | Referência |
2000 – A empresa RIEGL demonstrou o equipamento LMS-Q140i com aprimoramentos em relação ao antecessor.
2001 – A empresa suíça Leica Geosystems incorpora a Cyra Technologies, uma empresa com tradição na manufatura de LASER terrestre.
2001 – A empresa suíça Leica Geosystems incorpora a Azimuth Co., uma empresa de Massachusetts-EUA que desenvolvia tecnologia de LASER aerotransportado.
2001 – A empresa ESTEIO Engenharia e Aerolevantamentos adquire o primeiro sistema LiDAR Aerotransportado do Brasil, modelo ALTM 2025 (Airborne LASER Terrain Mapper), da empresa canadense Optech Inc.
2001 – O protótipo do LiDAR single-photon, que foi desenvolvido a partir de pesquisas com LASER em satélites do cientista John Degnan do Goddard Space Flight Center da NASA, voa como um altímetro microLASER.
2002 – A empresa Optech Inc. desenvolveu o equipamento ALTM 2050. O equipamento operava a uma altura de 2.000 m com frequência de 50 kHz.
2002 – Apresentado o escâner terrestre HDS4500, resultante da parceria das empresas suíça
Leica Geosystems e da alemã Zoller + Frohlich (Z+F). O equipamento era uma versão etiquetada pela Leica do equipamento Imager 5003 da própria Z + F.
2002 – Além de SHOALS e ALTM (Airborne LASER Terrain Mapper), a canadense Optech Inc. fabrica um sistema LiDAR para montagem em tripé chamado ILRIS-3D (Intelligent LASER Ranging e Imaging System).
2002 – A empresa Airborne Hydrography AB (AHAB) foi formada por funcionários da Saab Dynamics AB com a intenção de fornecer sistemas de batimetria a LASER além de serviços de levantamento hidrográfico por LASER.
2002 – A empresa Optech Inc. apresentou o LASER terrestre ILRIS-3D. O ILRIS-3D era um sistema de imagem e LASER para áreas de engenharia. Pesava 12 kg, com alcance de medição de 3 a 350 metros (dependendo da refletividade), outras distâncias sejam alcançadas. A frequência de operação era de 2 kHz e uma cena típica era capturada em 10 a 15 minutos e armazenada em um cartão flash ATA.
2003 – A empresa Leica Geosystems apresentou o equipamento ALS 50, sucessor do anterior ALS 40. O ALS 50 tinha dimensões e estrutura bem menor que seu antecessor e operava com frequência de operação de 83 kHz.
2003 – A empresa RIEGL lançou o equipamento LMS-Q280i, um LiDAR aerotransportado de para alturas de voo medianas com frequência de operação de 16 kHz e ângulo de abertura de 60º.
2003 – A empresa Optech Inc. colocou no mercado os equipamentos ALTM 2033 e 3033. O equipamento operava a uma altura de 2.000 m e 3.000 m com frequência de 33 kHz.
2003 – A empresa Optech Inc. apresentou LiDAR batimétrico SHOALS-1000, o primeiro equipamento entregue à Marinha dos EUA. Este novo modelo apresentava
LASERs operando em 1000 Hz (infravermelho) e 400 Hz (verde). A necessidade de energia foi diminuída e seu peso reduzido pela metade.
2003 – A empresa canadense Optech Inc. lançou o modelo ALTM 3070. As características do sistema eram: frequência nominal de operação de 70 kHz, sendo 33 kHz efetivos a 3000 m de altura de voo, ângulo de abertura de 50º, 4 retornos por pulso.
2004 – O DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency – DoD – USA) Grand Challenge no deserto de Mojave – California, evento com o objetivo de promover o desenvolvimento de tecnologias de veículos autônomos em aplicações militares, não obteve sucesso. Os escâneres lineares foram os mais populares entre as equipes. Os engenheiros da Ford Jim McBride e David Hall, cuja equipe usou um sistema de visão estéreo, discutem o potencial de um LiDAR giratório.
2004 – A empresa canadense Optech Inc. lançou o modelo ALTM 3100. O ALTM 3100 tinha uma frequência de operação de 100 kHz a 1100m de altura de voo, chegando a 33 kHz a 3500 m de altura de voo.
2004 – A empresa RIEGL lançou o equipamento LMS-Q240, sucessor do LMS-Q140i.
2004 – A empresa RIEGL lançou comercialmente o equipamento LMS-Q560, sendo o primeiro LiDAR aerotransportado compacto que fornecia full waveform. O LMS-Q560 era um LASER pulsado Classe I com comprimento de onda infravermelho (1550nm) com frequência de até 100 kHz e altura de voo de 1.500 m. O equipamento utilizava um mecanismo de varredura com um bloco de polígonos de rotação contínua com superfícies refletivas que fazem uma varredura unidirecional do terreno.
2004 – As empresas Airborne Hydrography AB (AHAB) e TopEye AB da Suécia e Admiralty Holdings Ltd no Reino Unido formaram uma nova empresa chamada Admiralty Coastal Surveys AB (ACSAB) para desenvolvimento do sistema LiDAR HawkEye II para levantamentos topo-batimétricos. As frequências de pulso são 64 kHz para o LASER infravermelho (1064 nm – topográfico) e 6 kHz para o LASER verde (532 nm – batimétrico).
2004 – A empresa canadense Applanix Co., desenvolvedora de sistema de navegação inercial utilizados em equipamento LiDAR aerotransportados, foi adquirida pela californiana Trimble Inc., um dos principais rivais comerciais da suíça Leica em equipamentos para levantamentos terrestres.