Retorno(s) do Pulso LASER | Intensidade do Pulso LASER | Densidade da Nuvem de Pontos LiDAR |
Os sistemas de Perfilamento a LASER dependem basicamente da detecção de luz refletida em uma superfície natural ou artificial. Esta detecção é feita por um componente do receptor chamado de Fotodiodo ou APD (Avalanche Photo Diode). A sensibilidade deste Fotodiodo é de relativa importância para a capacidade de captação do sinal refletido. Esta sensibilidade é expressada em um atributo do LiDAR chamado de Intensidade.
A intensidade de um ponto LASER é uma medida da energia de retorno do pulso que é reconhecida pelo receptor do sistema após este pulso atingir o objeto ou o terreno. Assim, esta reflexão depende basicamente da sensibilidade a determinados comprimentos de onda do Fotodiodo, das características físicas desta superfície e do ângulo de incidência do pulso LASER.
Refletividade é uma função do comprimento de onda usado, que no caso dos sistemas LiDAR, onde é mais comumente utilizado o comprimento de onda infravermelho próximo. A intensidade dos retornos varia com a composição física e geométrica da superfície do objeto ou do terreno que está refletindo o pulso. Objetos ou terreno onde a absorção de luz é maior, tendem a ter valores de intensidade menores. De amaneira oposta, objetos ou terreno muito reflexivo, tendem a ter valores de intensidade altos.
Os sistemas LiDAR atuais permitem a avaliação de intensidade de modo amplo. Sistemas mais modernos conseguem distinguir até 216 (64 K) níveis de intensidade. Há que se ter em mente que a intensidade não significa uma resposta radiométrica como em uma imagem digital em tons de cinza e sim, mais uma vez, uma energia de retorno da luz refletida em um objeto ou terreno.
Intensidade é um parâmetro adicional na classificação do ponto LiDAR para a distinção de objetos e estruturas. A Intensidade é relativa a uma nuvem de pontos em específico, não é quantificável. Portanto não se obtém valores de mesma grandeza de intensidade em terreno ou objetos semelhantes de áreas diferentes de voo ou de elevação. Ou seja, um pavimento asfáltico pode ter uma grandeza de retorno num local “A” diferente de outro pavimento do mesmo material em um local “B”.