Anos 60 Anos 70 Anos 80 Anos 90 Anos 2000 Anos 2005 Anos 2010 Anos 2015 Referência

2005 – No DARPA Grand Challenge deste ano, o veículo Toyota Tundra de David Hall não terminou o desafio, mas o LiDAR giratório que utilizava tornou-se a base para o LiDAR HDL-64 da Velodyne.

2005 – A Leica Geosystems comprou a empresa Terramatics com sede em Calgary no Canadá. Esta empresa já havia desenvolvido o sistema inercial IPAS (Inertial
Position and Attitude System) que foi adaptado para uso nos equipamentos ALS50.

2005 – A empresa norueguesa de cartografia Blom Geomatics AS comprou a empresa TopEye AB, mantendo a sede em Gotemburgo, Suécia.

2006 – A empresa Optech Inc. lançou o equipamento ALTM 3100EA (Enhanced Accuracy).
O fabricante declarava que o ALTM 3100EA mantinha as mesmas características do antecessor ALTM 3100, mas permitia melhor qualidade em condições especiais. Por exemplo, qualidade altimétrica de até 3 cm (2 sigma) a 500 m de altura de voo, com frequência de operação de 33 kHz e ângulo de abertura de 10º.

2006 – A empresa Optech Inc. lançou o equipamento ALTM Gemini com frequência de operação multipulso, atingindo 167 kHz, além da capacidade de registro de dados full waveform.

2006 – A empresa Leica Geosystems apresentou o ALS 50 II, um modelo de segunda geração que usava uma tecnologia própria de detecção de múltiplos pulsos LASER durante o voo (MPiA – Multiple Pulses in the Air), chegando a uma frequência de operação de 150 kHz e altura de voo de 4.000 m.

2006 – O desenvolvimento do equipamento Falcon III da TopoSys apresentou uma frequência de operação de 125 kHz em alturas de voo de até 1000 m. A componente Full Waveform foi disponibilizada como um recurso opcional no Falcon III.

2006 – Um novo desenvolvimento ocorreu na forma do LiDAR Batimétrico SHOALS-3000 da Optech Inc. que foi entregue à Marinha dos EUA. Como indica a nomenclatura, o LASER infravermelho (topográfico) teve sua frequência aumentada para 3000 Hz. O equipamento também incorpora um escâner pushbroom CASI-700 (ITRES Research) que fornecia imagens hiperespectrais, diferenciando as áreas de areia, lama, rocha,
coral, algas, presentes no substrato marinho.

2007 – A empresa Optech Inc. lançou o sistema Lynx Mobile Mapper. O Lynx Mobile Mapper era um sistema de mapeamento móvel para ambientes urbanos e corredores rodoviários. O sistema capturava dados LiDAR com amplitude de 360º até 100 m de distância com uma frequência de 100 kHz além de integrar até duas câmaras para captura de imagens.

2007 – A empresa Leica Geosystems passou a fornecer uma câmara digital de médio formato com 39 megapixels, denominada RCD105 e produzida por um fornecedor OEM localizado no nordeste dos EUA. Esta câmara era acoplada aos equipamentos ALS, formando um conjunto único com capacidade de captura de imagens e nuvem de pontos em um mesmo voo.

2007 – O equipamento TopEye Mk II foi desenvolvido pela Blom Geomatics AS e era resultante do aperfeiçoamento do antecessor Mk I com uso de componentes fornecidos pela empresa AHAB. Este sistema foi equipado com LASERs baseados em fibra óptica com uma frequência de operação de 50KHz e espelhos que produzem uma sobreposição em padrões elípticos nos pontos medidos no terreno.

2008 – A empresa RIEGL lançou o equipamento LiDAR Aerotransportado VQ-480. O VQ-480 operava com frequência de 50 até 200 kHz e altura de voo de 800 m. A sua operação era recomendada em plataformas tipo helicóptero ou RPA com aplicação principal em corredores.

2008 – A empresa RIEGL lançou o equipamento LiDAR Terrestre VZ-400. O VZ-400 operava com frequência de 300 kHz, atingindo alvos a 600 m de distância.

2008 – A empresa canadense Optech Inc. lançou o LiDAR Terrestre modelo ILRIS HD. As características do sistema eram: frequência nominal de operação de 10 kHz, atingindo alvos até 2000m de distância.

2008 – A empresa TopoSys colocou em operação o modelo Harrier 56 G4 com frequência de 50 a 240 kHz e altura de voo de 1500m . Os sensores LASER dos sistemas da TopoSys são manufaturados pela RIEGL.

2008 – A Optech Inc. trouxe ao mercado o modelo ALTM Orion. Foi considerado o menor equipamento LiDAR no mercado naquela época. A frequência de operação era de 150 kHz.

2008 – A empresa Leica Geosystems apresentou o ALS 60, evolução do seu antecessor ALS 50, com uma frequência de operação de 200 kHz e altura de voo nominal de 5.000 m.

2008 – As empresas Airborne Hydrography AB (AHAB) lançou o sistema LiDAR DragonEye. As frequências de pulso são de 50 kHz até 500 kHz para uma abertura de feixe de 20º e altura de voo de 1000m.

2009 – A empresa Leica Geosystems apresentou ao mercado o escâner terrestre a LASER ScanStation C10. O ScanStation C10 operava em modo panorâmico (360º na horizontal e 270º na vertical) e também tinha uma câmera de vídeo para captura em tempo real de imagens de objetos digitalizados.

2009 – A empresa RIEGL lançou o equipamento LMS-Q680. O LMS-Q680 operava com frequência de 80 até 240 kHz e altura de voo de 2.500 m. Segundo o fabricante, foi o primeiro LiDAR aerotransportado que permitiu o processamento com a tecnologia MTA (Multiple Time Around) em função da alta frequência de operação. A sua aplicação era recomendada para serviços LiDAR em geral.

2009 – Na Intergeo 2009 em Karlsruhe-Alemanha, a empresa RIEGL lançou o sistema de LiDAR móvel VMX-250, um sistema compacto para aquisição de dados LiDAR em plataformas móveis.