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2010 – Em cooperação com a Diamond Aircraft Industries, a empresa RIEGL desenvolveu uma solução inovadora para missões de LiDAR aéreo, integrando o equipamento LMS-Q680i no “nariz” da aeronave bimotor DA42 MPP.
2010 – A empresa RIEGL lançou o equipamento VQ-580. O VQ-580 operava com frequência de 50 até 300 kHz com ângulo de abertura de 60º.
2010 – A empresa RIEGL lançou o equipamento LiDAR Terrestre VZ-1000. O VZ-1000 operava com frequência de 300 kHz, atingindo alvos a 1200 m de distância.
2010 – A empresa Optech Inc. comercializou o primeiro sensor ALTM Pegasus HD 400 cujas inovações eram: configuração de LASER multicanal, imagem digital incorporada (opcional) e frequência de operação de 400 kHz.
2011 – O equipamento CZMIL (Coastal Zone Mapping and Imaging LiDAR) da empresa Optech Inc., a geração sucessora do LiDAR topo-batimétrico SHOALS, é apresentado ao mercado.
2011 – O equipamento DragonEye 3D Flash LiDAR, desenvolvida por Advanced Scientific Concepts Inc., fez parte do voo final da Discovery. O sistema era capaz de capturar um conjunto completo de 128×128 pixels 3D de forma independente com até 30 frames por segundo em tempo real.
2011 – A empresa Leica Geosystems anunciou o lançamento da nova família de sistemas LiDAR aerotransportados ALS70, composta pelos modelos ALS70-CM City Mapper, ALS70-HP High Performance e ALS70-HA High Altitude. Ao incorporar uma tecnologia chamada Point Density Multiplier, obtinham uma taxa de pulso de 500 kHz e 200 Hz de taxa de varredura. Os equipamentos ALS70 usavam novos circuitos de detecção, proporcionando maior retorno em alvos de baixa refletividade. A frequência de operação de 500 kHz é possível com um segundo receptor e usando óptica complexa para dividir um único feixe de LASER em dois subfeixes. Estes subfeixes são separados por 2 graus no eixo Y e detectados separadamente (pela tecnologia MPiA). Este equipamento permitia a escolha de três padrões de varredura diferentes: senoidal, triangular e raster.
2011 – A empresa RIEGL lançou o LiDAR Terrestre modelo VZ-4000 especialmente desenvolvido para aplicações em topografia e mineração a céu aberto com alcance de até 4.000 m.
2011 – A empresa Airborne Hydrography AB (AHAB) introduziu seu LiDAR batimétrico denominado Chiroptera. O sistema inicial foi projetado com o Coastal Studies Group do Bureau of Economic Geology na Universidade do Texas em Austin. O sistema atuava com um LASER verde de 18 kHz (532 nm) para batimetria e um LASER infravermelho de 400 kHz (1064 nm) com padrão de varredura elíptica.
2011 – A empresa RIEGL apresentou o LiDAR móvel modelo VMX-450. O equipamento efetua até 1,1 milhões de medições por segundo. Possui um conjunto de câmaras opcional com até 6 câmaras de alta resolução.
2011 – A empresa Optech Inc. (com a participação acionária da Teledyne) introduziu o sistema ALTM Aquarius para batimetria em águas rasas (profundidade menor que 10 m). A ideia era que o LASER verde pudesse se valer da eletrônica do sistema ALTM Gemini, operando em frequências de 33 kHz a 70 kHz.
2011 – A Optech Inc. lançou os equipamentos LiDAR aerotransportado modelos ALTM Orion M/C 300. Os equipamentos Orion M300 e C300 eram projetados aplicações de engenharia em altura de voo média e corredores em altura de voo mais baixa, respectivamente. A frequência de operação era de 300 kHz.
2011 – A empresa RIEGL desenvolveu um LiDAR Batimétrico modelo VQ-820-G em cooperação com a unidade de Engenharia Hidráulica da Universidade de Innsbruck, Áustria. O equipamento possuía um LASER verde (532 nm) de Classe 3B em um pulso de baixa divergência (1 m rad) para uma altura de voo de 500m. A frequência de operação era de 250 kHz.
2011 – A Teledyne Dalsa Inc. adquiriu uma participação minoritária na empresa canadense Optech Inc.
2012 – A empresa RIEGL apresentou o LiDAR Terrestre modelo VZ-6000 com alcance de até 6.000 m. Devido ao seu comprimento de onda do laser, o scanner é especialmente adequado para mapeamento de geleiras e campos de neve.
2012 – A empresa Optech Inc. (já com a participação acionária da Teledyne) promoveu o lançamento do ALTM Pegasus HA500 ALTM, um sensor LiDAR para mapeamento de grandes áreas, com altura de voo de até 5000 m e frequência de operação de 500 kHz.
2012 – A empresa RIEGL apresentou o LiDAR aéreo modelo LMS-Q780. Este equipamento foi considerado o primeiro a operar com frequência lata (400 kHz) em altura de voo também alta (3.500m). O equipamento possuía recursos exclusivos de resolução automatizada de ambiguidades de alcance que ocorrem em faixas de voo longas em frequência muito alta.
2013 – A Leica Geosystems lançou o Pegasus: One, uma plataforma LiDAR de mapeamento móvel que também possui câmaras para imageamento dos arredores, operando em conjunto com a nuvem de pontos LiDAR.
2013 – A RIEGL Laser Measurement Systems apresentou o sistema de mapeamento LASER LMS-Q1560 no evento promocional RIEGL LIDAR 2013 International User Conference – Viena, Áustria. O LMS-Q1560 operava a uma taxa de repetição de pulso máxima de 800 kHz, fornecendo uma taxa de medição efetiva de 530.000 medições por segundo no terreno.
2013 – A Hexagon Leica Geosystems faz a aquisição da Airborne Hydrography AB (AHAB, Suécia), uma desenvolvedora de sistemas LiDAR aerotransportados para levantamentos hidrográficos e topográficos. “Levantamentos hidrográficos altamente precisos são de particular importância quando se trata de monitorar e gerenciar os efeitos da mudança níveis do mar, inundações ou danos costeiros devido a desastres naturais ”, disse o presidente e CEO da Hexagon AB, Ola Rollén.
2014 – A Hexagon Leica Geosystems introduz o LiDAR aerotransportado ALS80. Haviam duas variantes denominadas ALS80-CM (City Mapping) e ALS80-HP (High Performance) que ampliaram os recursos de múltiplos pulsos no ar (MPiA) e uma nova geometria de digitalização que oferece frequência de operação de até 1 MHz.
2014 – A Hexagon Leica Geosystems apresentou sua plataforma LiDAR de mapeamento móvel Pegasus: Two. O Pegasus: Two capta dados geoespaciais provenientes de imagens de câmaras de 4 Mpx acopladas em uma visão esférica de 360° e de um sensor LiDAR de acordo com a escolha do cliente.
2014 – A empresa Teledyne Optech Inc. apresentou o ALTM Titan considerado o primeiro LiDAR multispectral do mercado. O equipamento possuía sensores LiDAR, operando em três comprimentos de onda divididos em uma frequência de operação de 900 kHz. Os três comprimentos de onda independentes incluíam 532 nm para penetração de água, 1064 nm para discriminação de vegetação e 1550 nm para solo e outras características.
2014 – A empresa RIEGL LASER Measurement Systems desenvolveu o primeiro sensor LiDAR para RPA (UAV), o modelo VUX-1. O VUX-1 era um sensor LiDAR leve com menos de 4 kg com varredura de 300º e altura de voo de 300 m.
2014 – A empresa RIEGL apresentou na Intergeo 2014 – Berlin, Alemanha – a plataforma RiCOPTER. O equipamento é um RPA especialmente projetado pela RIEGL para ser equipado com o sensor LiDAR VUX-1.
2014 – A empresa RIEGL apresentou na InterGeo 2014 – Berlim, Alemanha – O LiDAR terrestre de longo alcance denominado VZ-2000. Segundo o fabricante, o equipamento captura até 400.000 pontos por segundo em alvos distantes de até 2.000 m.