Os sistemas LiDAR Aerotransportados surgiram comercialmente em meados da década de 1990, como uma tecnologia capaz de fornecer um Perfilamento a LASER em 3D de um terreno em contraste aos dados de Sensoriamento Remoto planimétrico com apenas duas dimensões.
As coordenadas 3D (x, y, z) de um ponto resultante da de um levantamento LiDAR descrevem o perfil topográfico 3D da superfície de um local, da cobertura vegetal e de objetos feitos pelo homem. A técnica de LiDAR aerotransportado foi, e ainda é, efetivamente usada para criação de Modelo Digital de Elevação (MDE), Modelo Digital de terreno (MDT) e Modelo Digital de Superfície (MDS).
Em 1999, o Professor Fritz Ackermann da Universidade de Stuttgart assinalou três caminhos para a tecnologia LiDAR: difusão de outras aplicações além da modelagem de terreno, consolidação da técnica para obtenção de modelos 3D e informações adicionais sobre a superfície terrestre. Ao longo dos anos de evolução do LiDAR, estas proposições do Prof. Ackermann foram bem comprovadas em ambientes acadêmicos e industriais.
Atualmente, a tecnologia LiDAR é encontrada em sistemas aerotransportados, terrestre fixo e móvel e mais recente, em plataforma RPA (Remote Piloted Aircraft). Cada tipo e plataforma de sistemas LiDAR possui as próprias aplicações, dependendo da missão, da qualidade e das possibilidades financeiras dos clientes ou usuários finais.
Em uma das últimas pesquisas realizadas sobre o mercado do LiDAR em 2016, este mercado movimentava cerca de US $ 1,39 bilhão. Estes estudos preveem que atinja US $ 3,22 bilhões até 2022, na taxa de crescimento anual de 12% ao ano.
Fonte: 2016 – Markets and Markets. Em http://www.marketsandmarkets.com/Market-Reports/lidar-market-1261.html