2020 – A empresa Teledyne Optech apresentou as especificações e aplicações técnicas do novo sistema de sensores Galaxy T2000 e G2 – duas plataformas inovadoras para mapeamento aéreo. Adequado para todos os tipos de terrenos, o T2000 oferecia uma taxa efetiva de 2 milhões de medições por segundo e o menor footprint no mercado de equipamentos LiDAR. Com o sistema de sensores G2, dois sensores podem sincronizar, com uma taxa verdadeira de 4 milhões de medições por segundo. (44)
2020 – A empresa Geocue apresentou os sistemas de imagem 3D True View que usam uma base de hardware e software comum para um conjunto de sensores. A True View 3DIS oferece uma inovadora configuração de câmara de mapeamento oblíquo LiDAR integrado em uma carga útil leve para uso em plataformas de drones comerciais. Ele permite uma geração automatizada rápida e fácil de nuvens de ponto colorido 3D verdadeiras, imagens oblíquas e ortofotos a partir de um único voo de drone. (45)
2020 – A empresa RIEGL publicou um podcast em espanhol sobre fundamentos do LiDAR O Sr. Claudio Avello, gerente de desenvolvimento da RIEGL para parceiros da América do Sul, discutirá LiDAR desde conceitos básicos até um nível de especialista mais complexo neste episódio. Os ouvintes podem entender por que essa tecnologia é importante no setor de engenharia e mapeamento. (46)
2020 – A empresa RIEGL publicou um podcast da Gerente do Segmento de Negócios de ULS e UAS da RIEGL USA, My-Linh Truong, para detalhar os elementos que o RIEGL VUX-120 contém. Este sensor LiDAR potente e leve, baseado em UAV, é ideal para aplicações em corredores não tripulados, especialmente para integrações com UAVs de asa fixa. (47)
2021 – A Hexagon Leica apresentou o sistema Leica Citymapper-2 com a possibilidade de configuração com até três distâncias focais. A configuração de lente para voos de baixa altitude permite a criação de gêmeos digitais de cidades em ambiente complexo e áreas de operação congestionadas, aumentando a flexibilidade das coberturas. A configuração adicional possui uma distância focal de 71 mm em nadir, ideal para aquisição de dados GSD de 5 cm em alturas de voo de 940 m AGL. (48)
2021 – A revista LiDAR Magazine publicou uma reportagem denominada “3D Life in 3D GIS & Digital Twins” (Vida 3D em GIS 3D e Gêmeos Digitais) com aspectos relevantes sobre o assunto. A autora, Sra Krysia Sapeta, tem mais de 30 anos de experiência trabalhando na indústria geoespacial. Sua formação inclui uma base técnica forte, bem como 18 anos como é diretora na Sanborn Map Company, Inc. (Sanborn). Sanborn é a empresa de mapeamento mais antiga dos EUA, criada em 1866 e originalmente produz mapas de seguro de incêndio detalhados e informativos. (49)
2021 – O blog LiDAR News publicou um artigo sobre os princípios do Photon LiDAR comparados com o LiDAR de forma de onda completa (Full Waveform). As diferenças são explicadas na teoria e os dados são avaliados com base no conjunto de dados da cidade de Viena, capturado em 2018 com o SPL100 (Leica) e o VQ-1560i (RIEGL), respectivamente. (50)
2022 – A Hexagon Leica apresentou o equipamento Leica Chiroptera-5, um LiDAR aéreo e batimétrico em um único conjunto. A Leica Chiroptera-5 fornece densidade de ponto 40% maior, um aumento de 20% na penetração da profundidade da água e duas vezes a sensibilidade topográfica para gerar mapas hidrográficos precisos. O Chiroptera-5 fornece dados de terrenos batimétricos e topográficos de alta resolução que suportam inúmeras aplicações, como gráficos náuticos, planejamento de infraestrutura costeira, monitoramento ambiental e avaliações de risco de erosão. (51)
2023 – A empresa RIEGL apresentou novas soluções de LiDAR para aquisição de dados baseada em plataforma não tripulada. O novo Riegl Vux-18024 tem abertura de 75 graus e uma taxa de repetição de até 2,4 MHz. Esses recursos em combinação com uma velocidade aumentada de varredura de até 800 linhas por segundo se faz adequado para missões rápidas, onde é necessária uma distribuição ideal de linha e ponto. (52)
2023 – Cerca de 20% do fundo do oceano foi mapeado em uma resolução útil para estudos científicos. Nos últimos 10 anos, o Monterey Bay Aquarium Research Institute trabalhou com 3D em profundidade para desenvolver ferramentas inovadoras para mapear o fundo do mar usando a tecnologia LiDAR. Agora, essa parceria visa criar a tecnologia LIDAR subaquática da próxima geração que pode gerar mapas detalhados de alta resolução de recursos subaquáticos. (53)
2023 – O blog LiDAR News apresentou uma inovação no uso de LiDAR extração de velocidade de objetos com base em uma nuvem de pontos. Muitos sistemas modernos de sensores de veículos automatizados usam LiDAR, mas as nuvens de pontos são usadas principalmente para detecção de objetos. Nesta inovação, desenvolveu-se um método, usando uma rede neural artificial para estimar a velocidade e a direção do movimento de um objeto no campo de visão do sensor (FOV) com base no efeito de distorção de movimento sem fusão de dados do sensor. (54)
2024 – A empresa RIEGL inicia a produção em série do novo subsistema de LiDAR UAV RILOC-E, um subsistema totalmente integrado para localização e orientação, projetado para os miniVUX. As primeiras unidades, equipadas com este subsistema, foram despachadas da instalação de Riegl em Horn, Áustria. (55)
2024 – A tecnologia LiDAR passou por avanços significativos nos últimos dez anos, revolucionando aplicações em vários campos, como levantamento, planejamento urbano e monitoramento ambiental. Este artigo aa revista GIM International analisa o surgimento de novas tecnologias LiDAR, aplicações para novas demandas, inteligência artificial de próxima geração (AI), a ampla gama de soluções LiDAR no mercado e o potencial futuro do LiDAR. (56)