Uma das atividades que mais consomem tempo na Fotogrametria é a obtenção de Modelos Digitais de Elevação ou do Terreno (MDE ou MDT). Este subproduto cartográfico normalmente é utilizado para modelagem 3D com a aquisição de nuvens de pontos da superfície de um objeto ou da superfície terrestre, fazendo parte da atividade de retificação diferencial de ortofotos ou para obtenção automática de curvas de nível.

Podemos obter um MDE por Captação Fotogramétrica, ou seja, restituindo curvas de nível; executando um perfilamento por método fotogramétrico, por correlação automática de imagem estereoscópica; ou por meio de levantamento GNSS em campo. Todos são métodos válidos mais trabalhosos, pois envolvem equipes de campo ou fotogrametristas especializados.

 

Correlação de Imagem
Correlação Automática de Imagens para criar MDE – Adaptado de Geographic Information Systems – 1st Ed – DTM chapter 19 – R Weibel and M Heller – 1991

A aplicação de resultados de Perfilamento a LASER, inicialmente prevista para MDE, está bem diversificada uma vez que os dados espaciais são úteis para uma variedade de atividades da engenharia. Dia após dia, esta tecnologia continuamente avança em termos de modernização e variedade de aplicações.

Os atuais Sistemas LiDAR usados em aeronaves capturam até um milhão de pontos por segundo. Aumentar a taxa de repetição de pulsos é a melhor maneira de obter nuvens de pontos densas a custos mais baixos, pois a velocidade de voo pode ser aumentada. No entanto, a frequência de pulso é limitada por parâmetros como consumo de energia e segurança para a visão humana.