Há uma variedade de programas para tratamento de dados LiDAR que se distribuem em soluções proprietárias, programas comerciais, extensões que operam suportados por programas convencionas de CAD ou SIG, bibliotecas especializadas e programas de código aberto.

Não há como estabelecer um melhor programa para dados LiDAR, uma vez que depende da aceitação do usuário e da quantidade de recursos que demanda este mesmo usuário. Encontra-se aqui um resumo destes programas e bibliotecas na intenção de exemplificar esta variedade disponível.

 

ArcGIS – LiDAR

O ArcGIS é um programa bem conhecido na área de SIG (Sistemas de Informação Geográfica)  e possui ferramentas avançadas para as nuvens de pontos LiDAR. As ferramentas ajudam a fazer análises avançadas, tomar decisões e utilizá-las para pesquisa científica. A revista ESRI tem um tópico interessante sobre como trabalhar com o LIDAR, em 5 Ways to Use Lidar More Efficiently .

É possível encontrar explicações detalhadas sobre o uso de LiDAR no ArcGIS em Using lidar in ArcGIS.

AutoCad Map – LiDAR Tools

O programa AutoCAD Map 3D possui recursos incluídos que podem processar dados LIDAR. Ele usa o método de indexação nos dados da nuvem de pontos, o que facilita o carregamento e a realização de análises.

BCAL LiDAR Tools

O BCAL LiDAR Tools é um conjunto de ferramentas de código aberto desenvolvida pela Idaho State University, do Boise Center Aerospace Laboratory (BCAL). Essas ferramentas podem ser usadas para processar, analisar e visualizar dados LiDAR. As ferramentas são escritas em linguagem de programação IDL e devem ser usados ​​como complemento no pacote de software de sensoriamento remoto ENVI.

CloudCompare

O programa CloudCompare é um aplicativo de código aberto para processamento de nuvem de ponto 3D e TIN (Triangle Irregular Network). Ele foi originalmente projetado para realizar a comparação entre duas nuvens de pontos 3D (como as adquiridas com um escaner LASER) ou entre uma nuvem de pontos e uma malha triangular. Posteriormente, passou a ser um programa de processamento de nuvem 3D mais genérico, incluindo algoritmos avançados (registro, reamostragem, manipulação de campos de cor/normal/escalar, cálculo de estatísticas, gerenciamento de sensores, segmentação automática, etc.).

FME Suite

A suíte FME conhecido como Feature Manipulation Engine possui centenas de ferramentas para transformação de dados. Algumas das ferramentas são usadas para os dados da nuvem de pontos LiDAR. O FME oferece a capacidade de selecionar os dados por meio de transformadores para juntar, cortar, refinar, dividir e filtrar nuvens de pontos. Permite gerar modelos de superfície ou terreno, TIN, a partir de um conjunto de dados de nuvem de pontos. Transforma dados ponto a ponto com base na classificação, intensidade, cor entre outras.

Fugro Viewer

O programa FugroViewer é um aplicativo grátis projetado para uso com dados LiDAR e outros conjuntos de dados geoespaciais baseados em raster e vetor, incluindo dados de fontes fotogramétricas e IFSAR. 

FUSION/LDV

O sistema de análise e visualização FUSION/LDV (LiDAR Data Viewer) é um programa livre originalmente desenvolvido para ajudar os pesquisadores a entender, explorar e analisar dados LIDAR. Inicialmente, os conjuntos de dados produzidos por levantamentos LIDAR não puderam ser usados em ambientes comerciais de SIG ou processamento de imagens sem um pré-processamento. FUSION foi desenvolvido no Departamento de Agricultura dos EUA, no Pacific Northwest Research Station.

Global Mapper

O Global Mapper é um programa para conversão e manipulação de dados de diversas extensões. Atualmente possui uma extensão para nuvem de pontos LIDAR denominada LiDAR Module que possibilita a manipulação deste tipo de pontos LASER. Este programa também trabalha com vetores oriundos do AutoCad, Microstation, ArcGis ou Mapinfo possibilitando conversões além de manipular imagens georreferenciadas. Gera superfícies como MDE ou MDT, curvas de nível, análise temporal, extração de feições, seções transversais, superfícies de drenagem, etc.

GRASS – LiDAR Tools

GRASSLiDAR Tools – é um programa de código aberto bem popular e que possui ferramentas LIDAR para processamento de nuvem de pontos. As ferramentas suportam processamento e análise de dados LIDAR básicos e avançados com suporte ao formato LAS.

LASTools

As ferramentas LASTools são uma coleção de funções em linha de comando que podem ser processadas em lote e com multiprocessamento. As ferramentas permitem classificar, juntar, converter, filtrar, rasterizar, triangular, contornar, recortar e poligonizar dados LiDAR entre outras funções. As  ferramentas também podem ser executadas através de uma interface nativa e estão disponíveis como caixas de diálogo para processamento LiDAR nos programas ArcGIS 9.3 e superiores, para versões QGIS 1.8 e superiores, e para versões ERDAS IMAGINE 14.0 e superiores. LASTools e outras ferramentas como LASZip são criações do PhD em Ciência da Computação Martin Isenburg, proprietário da rapidlasso GmbH.

LASZip

O LASzip é uma biblioteca de compressão que foi desenvolvida pelo PhD em Ciência da Computação Martin Isenburg para compactar dados no formato LAS da ASPRS LAS. É um produto de código aberto gratuito distribuído pela rapidlasso GmbH que transforma arquivos LAS brutos em arquivos LAZ compactados com até 20% do tamanho original sem perda de informações. O LASzip foi vencedor do Prêmio de Inovação Tecnológica do Geospatial World Forum de 2012 na categoria LiDAR Processing. A biblioteca LASZip licenciada é facilmente integrada através de DLL existente no pacote de  distribuição do LASTools.

LiDAR360

O programa LiDAR360 fornece ferramentas para visualizar e editar nuvens de pontos LiDAR e/ou fotogramétricas. Possui poder de processamento declarado para arquivos com terá bytes de informação. Inclui módulos específicos denominados de Framework, Terrain e Forest, que podem ser adquiridos separadamente de acordo com a necessidade do usuário. O Framework permite que os usuários executem o ajuste automático de faixas de voo, classifiquem dados, editem vetores e atualizem para módulos mais específicos quando necessário. As ferramentas de gerenciamento de dados e visualizador são gratuitas. O módulo Terrain fornece um conjunto de ferramentas SIG para edição e modelagem de terreno (MDE, MDT, TIN). O módulo Forest inclui ferramentas para calcular métricas florestais.

MARS®

O programa Mars® (Merrick Advanced Remote Sensing Software) Free Viewer da Merrick Co. é um aplicativo grátis de visualização que suporta navegação básica de conjunto de dados LiDAR além de visualização 3D. É uma ferramenta adequada para uso rápido e casual.

QtModeler

O programa QtModeler (Quick Terrain Modeler) da Applied Imagery Inc.  é um programa para geração de superfície muito robusto. Tem a capacidade de manipular nuvens de pontos com grande quantidade de pontos e possibilita a navegação sobre uma superfície renderizada. Não aceita superposição de vetores com muita praticidade e tem restrição com alguns tipos de imagens, pois é um programa cuja função principal é a  renderização.

RiALITY RIEGL

O programa RiALITY da RIEGL Laser Measurement Systems GmbH permite visualizar nuvens de pontos adquiridas com escaners a LASER da RIEGL. Entre as funcionalidades do visualizador de nuvem de pontos, destaca-se a realidade aumentada, modo de visualização ortográfico e em perspectiva e suporte a nuvens de pontos com até 2,5 milhões de pontos.

 

TerraScan

O TerraScan da filandesa TerraSolid Ltd. é um programa para processamento de nuvem de pontos LiDAR. Com este programa é possível classificar, cortar e editar os pontos da nuvem de pontos. A maioria dos produtos TerraSolid funciona com a plataforma Microstation, sendo este, um possível inconveniente dos produtos. A Terrasolid oferece versões completas e leves de seus produtos que podem ser combinados em pacotes de acordo com um objetivo específico. Há versões para RPA dedicados a usuários que estão processando apenas dados coletados por veículos aéreos não tripulados.

VisionLiDAR

O programa VisionLidar da GeoPlus permite visualizar, processar, classificar, segmentar, animar e editar nuvens de pontos LiDAR em um único aplicativo. Não há restrições baseadas em um número máximo de pontos. O VisionLiDAR processa nuvens de ponto de oriundas de levantamentos LiDAR aéreo, terrestre e móvel para projetos de engenharia civil, agrimensura, arquitetura, BIM, transporte, minas, pedreiras e florestas.